CUTIA
DASYPROCTA SP

Peso1,5-4 kg
Tamanho40-60 cm
Habitatas Américas
todos os biomas brasileiros e até em plantações
Alimentofolhas, frutos, sementes, flores, raízes e castanhas
Curiosidadesão „as“ dispersoras e plantadoras de plantas e árvores
possuem uma audição exepcional que lhes permite escutar frutas caíndo no chão

são importantes dispersores de microorganismos, contribuíndo desta maneira para a regeneração dos solos e um crescimento saudável das plantas, pois muitos destes microorganismos são importantes fornecedores de nutrientes para as plantas

Cutias são pequenos mamíferos roedores, que se adaptam facilmente ao meio ambiente, podendo assim ser encontradas em todos os biomas brasileiros. Há até algumas que vivem em grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro. Ao todo existem nove espécies de cutias no território brasileiro. Elas vivem em pares monogâmicos, que dividem seu território com os seus filhotes.

São animais terrestres, que vivem em grandes partes da América do Sul e em todo o território brasileiro. Habitam principalmente áreas de florestas densas, matas ciliares e algumas regiões do Cerrado. Podem também ser encontradas em áreas perturbadas, como plantações, parques e jardins. Costumam cavar galerias nas margens dos rios, no chão de florestas e, principalmente, entre raízes de grandes árvores, as quais são utilizadas como local de dormir e de criação dos filhotes. Possuem locais fixos para dormir e se alimentar, percorrendo sempre os mesmos caminhos na busca por alimento.

Cutias sabem nadar e correr com grande rapidez e possuem hábitos diurnos. Podem facilmente ser reconhecidas pela postura e o jeito de se locomoverem. Marcham levemente agachadas mantendo a cabeça baixa. E, para comer, sentam nas patas traseiras, utilizando as dianteiras para segurar o alimento, postura parecida com aquela assumida por esquilos na hora da refeição.

São animais herbívoros, que se alimentam principalmente de frutos. Sua dieta inclui ainda sementes, folhas, flores, galhos e raízes. Possuem dentes afiados, o que lhes permite roer e abrir frutos de cascas duras, podendo, dessa maneira, acessar suas sementes nutritivas. Têm o hábito de esconder e acumular frutos em buracos por elas mesmas cavados. As cutias recorrem a esses recursos durante a estação de baixa disponibilidade de frutos. Esses esconderijos são geralmente criados perto de objetos ou plantas que se destacam na paisagem, facilitando a orientação na hora da busca pelo alimento. Elas costumam escolher lugares perto de tocos ou troncos de árvores mortos ou no pé de gigantescas árvores. Os buracos costumam ser cobertos por alguns centímetros de terra e “escondidos” por folhas e brotos que a cutia leva para o local. Esses roedores enterram as sementes a uma distância de até 300 metros da planta-mãe.

O interessante é que outros animais, como os taiaçus, conhecem essa estratégia e escolhem preferencialmente esses lugares para fuçar por alimento. Com isso, as cutias acabam providenciando alimento para esses animais em tempos de escassez de alimento, contribuíndo para a sua sobrevivência.

Os estoques de sementes das cutias são de extrema importância em todos os biomas em que vivem, pois sempre acabam não sendo utilizados por inteiro ou sendo achados por outros animais. As sementes desses estoques muitas vezes acabam germinando e criando novas plantas. Com isso, as cutias exercem um papel fundamental para a preservação e regeneração dos ecosistemas, sendo “dispersoras” e “plantadoras” de diversas espécies de plantas. Estudos indicam que cerca de 20% das sementes enterradas acabam não sendo utilizadas pelas cutias.

Existem até algumas plantas ou árvores que são completamente dependentes das cutias para sua reprodução. É o caso da castanha-do-pará e do jatobá. Seus frutos são protegidas por cascas duras. Sem as cutias roendo e eleminando o sistema de proteção, as sementes jamais seriam capazes de germinar. São principalmente as árvores de grande porte que necessitam da ação de frugívoros para garantir a sua sobrevivência. Essas espécies muitas vezes desenvolvem sistemas de proteção para as suas sementes não serem distruídas pelo impacto no chão após uma queda de grandes alturas. Por isso as cutias são consideradas uma espécie-chave para a conservação de florestas tropicais, sendo responsáveis pela “manutenção” dos estratos arbóreos altos.

Os alimentos preferidos das cutias são os frutos de palmeiras, de jatobás, de sapucainhas, de chichás, de cotieras, de guarantã e anonas.



OS FRUTOS PREFERIDOS DAS CUTIAS:  FRUTOS-DE-JERIVÁ |  CHICHÁ-DE-CERRADO | JATOBÁ |  FRUTO-DE-SAPUCAIA | SAPUCAINHA


As cutias possuem uma ótima audição, a qual lhes permite escutar a longa distância os frutos caíndo no chão. Assim que ouvem um tombo, correm para o local. Sempre preocupadas com a própria segurança, tentam levar o alimento achado para lugares mais escondidos e protegidos, onde podem consumi-lo com mais tranquilidade. No caso da castanha-do-pará, elas acabam “rolando” o fruto enorme até o esconderijo, por não serem capazes de carregá-la. A audição bem desenvolvida também lhes permite identificar predadores se aproximando.

São animais muito inteligentes e costumam seguir grupos de macacos, sabendo que primatas em geral sempre acabam deixando cair boa parte do alimento, depois de terem pego somente uma parte dele.

Esses roedores são animais muito fofinhos de se observar, principalmente quando “sentam” para comer, segurando o alimento com as patas dianteiras (parecido com os esquilos). Nessa ocasião, é também possível observar a barriga de cor branca/amarelada, que se destaca do resto do pelo marrom-avermelhado.

Cutias possuem funções ecológicas muito importantes para os ecosistemas nos quais vivem. Eles são importantes dispersores de sementes e frutos, contribuíndo desta maneira para a auto-regeneração destes ecosistemas. Além disso animais como cutias 

Outra função importante que eles exercem é a descompactação do solo, que facilita o enraizamento de sementes recém-germinadas. Pois o solo solto e descompactado pelas suas garras, resultado da sua busca por alimento, facilita o desenvolvimento de mudas novas, contribuíndo para a regeneração das florestas ou ecosistemas. Além disso ficam revirando a serrapilheira. Este processo pode cobrir sementes ou frutos com serrapilheira, criando sombra e um ambiente úmido favorável para a germinação.

Além disso devem ser considerados uma espécie-chave para a dispersão de microorganismos, os quais são indispensáveis para a regeneração dos solos e um crescimento saudável de plantas. Neste contexto as cutias se destacam, já que ficam revirando o solo com as suas patas, levando solo e microorganismos com eles quando seguem para outros lugares na busca por alimento. Todos os animais terrestres possuem esta função, mas aqueles que ficam revirando o solo certamente se destacam em relação à esta função.

Algumas espécies de cutias estão ameçadas de extinção. As maiores ameaças são a perda de habitat, a caça desenfreada, os atropelamentos e os ataques de animais domésticos.

 

|  IMAGENS  |

 

INAGEM PRINCIPAL
Katrin Bokelmann

OUTRAS IMAGENS
Katrin Bokelmann  |  shutterstock_1143593930 – Leonardo Mercon |  Katrin Bokelmann  |  shutterstock_1146351647 – Leonardo Mercon

www.shutterstock.com

FOTOS DOS FRUTOS
avriguar no perfil da respectiva espécie de planta na aba “REFERÊNCIAS”