LOBINHO DO MATO
CERDOCYON THOUS

Peso4,5-7,7 kg
Tamanho50 a 77cm de comprimento
Habitatocorrem em grande parte da América do Sul e quase no Brasil todo, podendo ser encontrados em todos os biomas
Longevidade10 a 11 anos
Número de filhotes3 - 6 filhotes por ano
Alimentosão onívoros, sua dieta inclui frutos,insetos, ovos, artrópodes, crustáceos, mamíferos, anfíbios, répteis e carniça
Curiosidadesão dispersoras de sementes de plantas, muito importantes para a dispersão de frutos e sementes grandes

são importantes dispersores de microorganismos, contribuíndo desta maneira para a regeneração dos solos e um crescimento saudável das plantas, pois muitos destes microorganismos são importantes fornecedores de nutrientes para as plantas

Os lobinhos do mato são lindos mamíferos, que podem ser encontrados em diversos biomas brasileiros. São canídeos muito parecidos com cachorros ou lobos. Seu pelo possui uma coloração predominantemente marrom-acinzentada, mas as tonalidades podem variar bastante entre os diferentes indivíduos da espécie.

Possuem hábitos predominantemente noturnos ou crepusculares. Costumam vagar pelos territórios sozinhos ou em pares, na busca por alimento. Curiosamente têm o hábito de manter contato com os seus parceiros através de latidos ou uivos de alta frequência, quando se perdem de vista.

São animais muito pacíficos, que vivem em grupos de cerca três casais, podendo haver sobreposições de territórios de grupos vizinhos, contanto que haja uma oferta de alimento abundante.

É uma espécie de ampla distribuição no Brasil e na América do Sul. São animais altamente adaptáveis, os quais podem ser encontrados tanto nas regiões costeiras como também em grandes altitudes de regiões montanhosas, em áreas de vegetação mais esparsa, como cerrado e pampa, mas também em florestas de vegetação mais densa.

São animais primariamente frugívoros, que se alimentam de frutos, insetos e pequenos roedores. Contudo, sua dieta apresenta uma certa sazonalidade, variando de acordo com os recursos disponíveis. Na estação seca, época de escassez natural de frutos, acabam muitas vezes recorrendo a ovos, atrópodes, crustáceos, pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e carniça. Sua  grande adaptabilidade a diversos recursos alimentares é provavelmente a razão de sua vasta distribuição por tantos países.

Os seus frutos preferidos são araticuns, guabirobas, araçás, figos, frutos de embaúbas ou lobeiras, tarumãs, feijôas e frutos de diversas espécies de palmeiras.



OS FRUTOS PREFERIDOS DOS LOBINHOS-DO-MATO:  FEIJÔAS | FRUTO-DE-JERIVÁ | FRUTO-DE-LOBEIRA | FRUTO-DE-EMBAÚBA | ARAÇÁ-ROXO


Em geral, escolhem espaços protegidos embaixo de arbustos, ocos de árvores, cavernas ou tocas de outros animais como local para descansar ou dormir.

Os lobinhos do mato possuem um papel importante na dispersão de sementes e frutos. Junto com os grandes primatas e aves grandes, eles são considerados uma espécie-chave para a dispersão de sementes e frutos grandes e devem, portanto, ser considerados uma “espécie mantenedora dos ecosistemas”.

Além disso devem ser considerados uma espécie-chave para a dispersão de microorganismos, os quais são indispensáveis para a regeneração dos solos e um crescimento saudável de plantas. Neste contexto os lobinhos-do-mato se destacam, já que ficam revirando o solo com as suas patas, levando solo e microorganismos com eles quando seguem para outros lugares na busca por alimento. Todos os animais terrestres possuem esta função, mas aqueles que ficam revirando o solo certamente se destacam em relação à esta função.

Ademais, eles se alimentam de pequenos roedores, ajudando dessa maneira a manter as populações dessas espécies sob controle. Com isso, eles contribuem para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas onde habitam.

Os lobinhos do mato possuem também um papel importante no controle de doenças, pois se alimentam de carniça, prevenindo assim a disseminação de doenças..

 

|  IMAGENS  |

 

IMAGEM PRINCIPAL
shutterstock_767006017 – Ondrej Prosicky

OUTRAS IMAGENS
shutterstock_1912468747 –  Murilo Mazzo
 shutterstock_1512318890 –  Leonardo Mercon
shutterstock_1665826690 – Rafael Martos Martins
 shutterstock_1370561261 – Guillermo Ossa
shutterstock_1205513200  – Pablo Rodriguez Merkel
shutterstock_1205513212  – Pablo Rodriguez Merkel
shutterstock_1205513209  – Pablo Rodriguez Merkel
shutterstock_1529511854 – Uwe Bergwitz
www.shutterstock.com

FOTOS DOS FRUTOS
avriguar no perfil da respectiva espécie de planta na aba “REFERÊNCIAS”