6 ÁRVORES NATIVAS ORNAMENTAIS DE FLORADA ESPETACULAR

No Brasil existem muitas espécies arbóreas de floração exuberante. Entre elas destacam se os ipês, os mulungus, as quaresmeiras, as paineiras, as sennas and as mirtáceas. Grande parte delas florescem no inverno, época de escassez natural de alimento e água, sendo portanto de grande importância para polinizadores e fauna.

Queremos apresentar aqui algumas árvores nativas que são de de fácil cultivo e as quais se destacam pela beleza singular de sua floração abundante. Elas são um excelente opção para o paisagismo urbano, trazendo cor e vida para as cidades.

Além da utilização em jardins e condomínios,  podem também ser utilizadas em espaços públicos como parques, rotatórias ou para a formaçao de alas. São também uma excellente opção para projetos paisagísticos de empreendimentos comerciais ou para destacar empresas.

Além da beleza de sua florada, as espécies abaixo apresentadas são também muito atrativas para aves, inclusive beija-flores, sendo , portanto, uma bela escolha para os amantes de pássaros. Com isto elas são perfeitas para casas de campo, sítios, fazendas ou refúgios urbanos.

 

IPÊ-AMARELO-DA-MATA – HANDROANTHUS CHRYSOTRICHUS

O ipê-amarelo-da-mata é uma árvore decídua de porte e florada muito ornamentais. A floração ocorre na época quando a árvore perde todas as suas folhas, destacando a florada amarela exuberante. É uma ótima opção para projetos paisagísticos, pois além de sua beleza singular, é uma árvore muito resilente e de fácil cultivo, exigindo poucos cuidados.

Suas  flores são de grande importância para polinizadores e animais silvestres, já que a floração ocorre no inverno, época de escassez natural de água e alimento. As flores servem de alimento para muitas espécies de aves, primatas e mamíferos. Além disso muitos polinizadores, como beija-flores e abelhas,  se alimentam do seu néctar.

Além de ser uma ótima opção para projetos urbanos, o ipê-amarelo-da-mata deve ser considerado em projetos de paisagem, e também em projetos paisagísticos para casas de campo, sítios e fazendas.

Prefere uma posição a pleno sol e solos férteis bem drenados.

IPÊ-BRANCO – TABEBUIA ROSEOALBA

O ipê-branco é uma linda árvore de floração branca, que floresce no inverno, sendo um grande atrativo para inúmeras espécies de aves, inclusive os beija-flores. Suas flores são uma valiosa fonte de alimento para a fauna, oferecendo néctar no inverno, período natural de escassez de água e alimento. Adicionalmente, suas flores servem de alimento para várias espécies de aves e primatas.

Como todos os ipês, o ipê-branco se destaca pelo seu valor ornamental. Sua linda arquitetura se destaca no inverno, quando a árvore perde quase todas as folhas, resaltando a beleza espetacular da sua florada. Pode chegar a uma altura de 7 a 16 metros.

É uma árvore muito resistente, que tolera diversos tipos de solo, contanto que sejem bem drenados. Prefere um posicionamento a pleno sol e se desenvolve melhor em solos férteis e úmidos. Tolera secas e solos pedregosos. Possui crescimento rápido.

PAINEIRA – CEIBA SPECIOSA

A paineira rosa é uma árvore muito ornamental, a qual é muito apreciada pela sua florada rosa. Seu porte arquitetônico e o tronco barrigudo com espinhos lhe confere um visual único.. Produz grandes  flores vistosas e grandes frutos verdes na época em que fica praticamente sem folhas, os quais liberam bolas de paina, criando um visual especatular de uma árvore com pompons de algodão.

Devido a suas qualidades visuais é muito utilizada em projetos paisagísticos a nível nacional e internacional.

Suas flores são de grande importância para a avifauna e polinizadores como borboletas, beija-flores e morcegos. Aves se nutrem das sementes contidas na paina. Por isto não deve faltar em projetos de restauração ecológica.

Necessita de sol pleno e solos de grande fertilidade.

IPÊ-ROSA – HANDROANTHUS IMPETIGINOSUS

O ipê-rosa é uma árvore ornamental de florada rosa exuberante e porte arquitetônico sinuoso. Devido a a sua beleza singular é frequentemente utilizada em projetos paisagísticos.

Deve ser considerada uma árvore de grande valor ecológico, pois as suas flores são de grande importância para polinizadores e fauna, fornecendo alimento para abelhas, mamangavas, aves, beija-flores e primatas.

Também contribui de maneira significativa para a regeneraçãon do solo como produtora de biomassa. Pois além de ser decídua, também produz uma quantidade enorme de flores que também acabam caíndo no chão, fornecendo desta maneira matéria orgânica que poderá ser decomposta e fazendo dela uma das melhores opções para acelerar processos de regeneração de solo em projetos de restauração ecológica.

O ipê-rosa prefere solos de alta fertilidade e se desenvolve bem a sol pleno ou na meia-sombra.

MULUNGU-DO-LITORAL – ERYTHRINA SPECIOSA

O mulungu-do-litoral é uma linda árvore de 3 a 5 metros de altura. Destaca-se por sua arquitetura ornamnetal e uma florada vermelha, rósea ou branca de beleza singular, que ocorre quando a árvore perde suas folhas. Suas flores parecem candelabros, e lhe conferem um visual inconfundível. Seu pequeno porte de até 5m de altura faz dela uma excelente opção para projetos paisagísticos urbanos. Sua inflorescência em formato de candelabro e seu porte tortuoso lhe confere um charme único e encantador.

O mulungu-do-litoral ou eritrina-candelabro é uma árvore de grande valor ecológico para polinizadores e animais, pois floresce no inverno, período de escassez de alimento e água. Além disso, faz aliança com microorganismos produtores de nitrogênio, contribuíndo de maneira significativa para a regeneração do solo. É uma planta muito resistente, o que faz dela uma ótima opção para projetos de restauração.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis e úmidos. Prefere solos úmidos ou encharcados. Possui crescimento rápido.

GUAPURUVU – SCHIZOLOBIUM PARAHYBA

O guapuruvu é uma linda árvore decídua de grande porte, podendo atingir facilmente uma altura de 30m. O aspecto escultural de sua arquitetura e a beleza de sua florada amarela exuberante, fazem do guapuruvu uma excellente opção para projetos paisagísticos.

Deve ser considerada uma árvore de grande valor ecológico, pois as suas flores são de grande importância para polinizadores. Também contribui de maneira significativa para a regeneraçãon do solo como produtora de biomassa e fixadora de nitrogênio. Pois além de ser decídua, também produz uma quantidade enorme de flores que também acabam caíndo no chão, fornecendo desta maneira matéria orgânica que poderá ser decomposta. Neste contexto destaca-se seu crescimento extremamente rápido, fazendo dela uma das melhores opções para acelerar processos de regeneração de solo em projetos de restauração ecológica.

É uma árvore muito resilente, que tolera diversos tipos de solo, mas que se desenvolve melhor em solos férteis  e úmidos. Prefere uma posição a pleno sol.