6 PLANTAS NATIVAS PARA BEIJA-FLORES NA RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

A presença de polinizadores nos ecosistemas é indispensável se quisermos agilizar processos de regeneração natural e garantir a sua capacidade de auto-sustentação. Consequentemente temos que refletir sobre a necessidade de incluir nos planejamentos de projetos de restauração ecológica uma etapa de seleção de espécies pro-polinizadores. Pois uma oferta contínua de alimento e água para os polinizadores dentro de um ecosistema é essencial, se quisermos garantir a sua presença a longo prazo.

Beija-flores representam um grupo muito importante de polinizadores, pois pecorrem inúmeras flores todos os dias na sua busca por alimento.

Seguem algumas espécies nativas brasileiras que são de grande importância para os beija-flores.

LÂNTANA – LANTANA CAMARA

A lântana é uma subarbusto muito procurado por beija-flores e borboletas, que chega a ter 0,5 a 1m de altura. Trata-se de uma planta muito resistente e de fácil cultivo. Por isto é uma excellente opção para projetos de restauração, jardins para polinizadores e projetos paisagísticos. As lantanas são bastante se destacam por florescerem praticamente o ano todo.

A lantana se desenvolve melhor numa posição a sol pleno, mas tolera também a meia-sombra. Necessita de solo fértil para se desenvolver bem, mas tolera todos os tipos de solo.

FLOR-DE-SÃO-JOÃO – PYROSTEGIA VENUSTA

A flor-de-são-joão se destaca pela sua abundante floração em tons alaranjados ou amarelos. É uma trepadeira bastante comum, podendo ser vista em bordas de florestas e na beira de estradas. Sua belíssima florada atrai beija-flores.

Ela representa uma excelente fonte de alimento para polinizadores nos meses de seca, pois floresce no inverno.

Necessita de sol pleno e solos férteis para se desenvolver com vigor, embora tolere todos os tipos de solo.

GERVÃO – STACHYSTARPHETA CAYENNENSIS

O gervão é um subarbusto muito procurada por beija-flores, abelhas e borboletas, que chega a ter 80cm de altura. Possui delicadas flores roxas, as quais lhe conferem um charme todo especial e encantador.

Por ser uma planta muito resistente, é uma excellente opção para projetos de restauração, jardins para polinizadores e projetos paisagísticos.

É uma planta que pode ser encontrada em praticamente todos os borboletários do mundo e a qual muitas vezes é cultivada em vasos ou jardins devido suas qualidades medicinais.

O gervão prefere solos férteis, arenosos e bem drenados e um posicionamento a pleno sol.

HELICÔNIA  –  HELICONIA SP.

As helicônias são herbáceas de folhagem e florada muito ornamentais, que costumam formar touceiras. São muito utilizadas no paisagismo devido ao seu belo visual e fácil cultivo. Dependendo da espécie sua altura varia de 1 a 3 metros.

Helicônias são plantas de grande valor ecológico, pois seu néctar nutre muitas aves e suas flores muitas vezes funcionam como reservatórios de água, onde várias espécies animais acabam buscando por água para beber. E as folhas grandes das helicônias oferecem valioso abrigo em tempos de chuva ou ventos fortes.

Helicônias podem ser plantadas a pleno sol ou meia-sombra. Necessitam de solos férteis com muita matéria orgânica ou húmus. Geralmente não toleram bem frio extremo e geadas.

IPÊ-BRANCO – TABEBUIA ROSEOALBA

O ipê-branco é uma linda árvore de floração branca, que floresce no inverno, sendo um grande atrativo para inúmeras espécies de aves, incluise os beija-flores. Suas flores são uma valiosa fonte de alimento, oferecendo néctar no inverno, período natural de escassez de flores.

Como todos os ipês, o ipê-branco se destaca pelo seu valor ornamnetal. Sua linda arquitetura se destaca no inverno, quando a árvore perde quase todas as folhas, resaltando a beleza espetacular da sua florada.

É uma árvore muito resistente, que tolera diversos tipos de solo, contanto que sejem bem drenados.

Prefere um posicionamento a pleno sol.

MULUNGU-DO-LITORAL – ERYTHRINA-SPECIOSA

O mulungu-do-litoral ou eritrina-candelabro é uma árvore de grande valor ecológico para polinizadores e animais, pois floresce no inverno, período de escassez de alimento e água. É uma planta muito resistente, o que faz dela uma ótima opção para projetos de restauração.

Destaca-se por sua arquitetura ornamnetal e uma florada vermelha, rósea ou branca de beleza singular, que ocorre quando a árvore perde suas folhas.

Seu pequeno porte de até 5 metros de altura faz dela uma excelente opção para projetos paisagísticos urbanos.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férties e úmidos.