6 TREPADEIRAS NATIVAS PARA PROJETOS DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

Trepadeiras  e lianas são de grande importância para polinizadores e animais, pois suas flores, seus frutos e suas folhas são um importante recurso alimentar. Além disso, elas oferecem abrigo, sendo utilizadas por muitas espécies animais para a nidificação ou local de dormir. E elas conectam árvores e arbustos, facilitando a migração dos animais. Nexta contexto elas são indispensáveis para os habitantes dos estratos mais altos das florestas tropicais, por facilitarem a migração dos animais não-voadores das copas.

Queremos apresentar aqui algumas trepadeiras  nativas muito robustas, as quais se destacam pela floração abundante. As espécies abaixo listadas são de grande importância para polinizadores. Além disso devem ser consideradas excelentes produtoras de biomassa, contribuíndo desta maneira para a regeneração do solo. E algumas também produzem frutos que fornecem alimento para os animais, como é o caso do matracujá, cujos frutos representam uma valiosa fonte de alimento no inverno, época de escassez natural de alimento e água.

PETRÉIA – PETREA VOLUBILIS

A petréia é uma trepadeira de floração exuberante, muito utilizada para cobrir pergolados, caramanchões, muros ou treliças. Os cachos formados pelas delicadas flores são lilases ou brancas e lhe conferem um charme inconfundível.

É uma planta que pode ser encontrada na forma de arbusto, árvore ou trepadeira. Devido a sua delicadeza é muito utilizada e apreciada no paisagismo no exterior.

Suas flores são de grande importância para insetos, como por exemplo abelhas e borboletas.

Além disso pode ser considerada uma excelente produtora de biomassa, pois possui crescimento muito rápido e floração abundante, contrubuíndo de maneira significativa para a regeneração do solo através da produção de biomassa.

A petréia requer solos férties e um posicionamento a pleno sol. Possui crescimento rápido e necessita de tutoramento. Necessita de quantidades moderadas de água, exceto no período em que floresce, quando requer quantidades maiores.

MARACUJÁ – PASSIFLORA EDULIS

Os maracujeiros certamente merecem atenção especial, pois além de suas qualidades ornamentais, eles são de grande importância para polinizadores e animais.

Abelhas e beija-flores se alimentam do seu néctar e os seus frutos servem como alimento e fonte de água para animais de grande porte. Neste contexto destaca-se sua importância para o suprimento da fauna nos meses de seca, pois seus frutos suculentos são produzidos o ano todo, inclusive na época de escassez de água e alimento.

São também importantes plantas-abrigo, pois os “emaranhados” formados por seus galhos servem de abrigo para primatas e aves. Primatas usam os “emaranhados” como local de dormir e aves para nidificação.

Além disso pode ser considerada uma excelente produtora de biomassa, pois possui crescimento muito rápido e floração e frutificação abundante, contrubuíndo de maneira significativa para a regeneração do solo através da produção de biomassa.

Os maracujeiros necessitam de sol pleno e solo fértil para se desenvolver com todo esplendor. No entanto toleram também solos pobres, sendo uma áotima opção para projetos de restauração. É uma planta de crescimento muito rápido.

FLOR-DE-SÃO-JOÃO – PYROSTEGIA VENUSTA

A flor-de-São-João se destaca pela sua abundante floração em tons alaranjados ou amarelos. É uma trepadeira bastante comum, podendo ser vista em bordas de florestas e na beira de estradas. Sua belíssima florada é muito apreciada em projetos paisagísticos no exterior, sendo principalmente utilizada para cobrir muros e barrancos e para atrair beija-flores.

Não deve faltar em projetos de restauração ecológica, pois oferece alimento para polinizadores da estação seca. Suas flores oferecem alimento para insetos e beija-flores.

Além disso deve ser considerada uma excelente provedora de biomassa, a qual tolera muito bem o plantio em solos pobres, contribuíndo para a regeneração dos solos.

Adicionalmente, a flor-de-São-João pode também ser utilizada para mitigar a erosão de taludes, quando utilizada como forração. Neste caso suas folhas mitigam os efeitos de chuvas fortes, reduzindo a lixiviação do solo e ajudando a seguar o material orgânico no local,

Necessita de sol pleno e solos férteis para se desenvolver com vigor, embora tolere todos os tipos de solo. É uma trepadeira de crescimento rápido. Trata-se de uma espécie pioneira.

ALAMANDA – ALAMANDA CATHARTICA

A alamanda é uma trepadeira sublenhosa muito ornamental, cujas grandes flores amarelas se destacam na paisagem. Ela pode ser conduzida com arbusto, o qual pode alcancar uma altura de 3 a 6 metros. A alamanda-amarela se destaca por  florescer praticamente o ano todo quando plantada em pleno sol.

Trata-se de uma espécie interessante para a restauração ecológica, pois funciona como repelente natural de insetos e pode ser utilizada para a produção de um inseticida natural.  A alamanda contém substâncias tóxicas, as quais defendem a planta contra o ataque de pragas. Por isto suas folhas podem ser utilizadas para a produção de um insecticida natural contra pulgões, cochnilhas e outras pragas.

Além disso, deve ser considerada uma espécie-chave para a alimentação de polinizadores como abelhas e borboletas, pois floresce abundantemente o ano todo.

Necessita de sol pleno e solos férteis para se desenvolver com todo esplendor, embora tolere praticamente todos os tipos de solo. Trata-se de uma planta muito robusta, que tolera perídos de estiagem. Possui crescimento rápido quando plantada em solo fértil e úmido. A alamanda-amarela pode ser plantada na meia-sombra ou a pleno sol, no entanto não floresce na meia-sombra.

BOA NOITE – IPOMOEA ALBA

A ipoméia-branca é uma trepadeira de florada branca de grande beleza. Suas flores brancas delicadas e elegantes certamente lhe conferem um charme único.

Por florir a noite, é uma belíssima opção para alimentar mariposas e animais de hábitos noturnos.

A ipoméia-branca deve ser considerada uma excelente opção para a fixação de barrancos e taludes.

A boa-noite é uma espécie muito robusta, de crescimento rápido. Necessita de sol pleno e solos férteis e úmidos bem drenados. Apresenta velocidade de crescimento rápido.

PRIMAVERA – BOUGAINVILLEA SPECTABILIS

A primavera é uma linda trepadeira lenhosa de florada exuberante, a qual vem sendo muito utilizada no paisagismo. Existem várias tonalidades como branco, rosa, pink, roxo ou salmão.

Sua florada abundante oferece alimento para importantes polinizadores como abelhas e beija-flores, mas também para borboletas e diversos insetos.

Cresce com muito vigor, formando longos cachos floridos. É uma planta muito resilente que necessita de poucos cuidados.

A primavera deve ser plantada a pleno sol e se desenvolve melhor em solos férteis bem drenados.