O INCRÍVEL SISTEMA DE COOPERAÇÃO ENTRE ANIMAIS E PLANTAS

Nas florestas tropicais, a vida de animais e plantas só é possível devido a um sofisticado sistema de auxílio mútuo entre as espécies animais e vegetais.

De um lado, animais exercem a função de polinizadores. Sem polinização, as plantas são incapazes de produzir frutos e consequentemente não têm como se reproduzir.

Mas muitas plantas não dependem somente de polinizadores. Os animais também possuem um papel importante na dispersão das sementes, pois a taxa de sobrevivência de uma muda é relacionada com a distância da muda da planta-mãe. Quanto maior a distância da planta-mãe, maior é a probabilidade da semente poder germinar e poder virar uma planta adulta.

E não é só isso. Algumas espécies são completamente dependentes de animais, pois necessitam que “processem” seus frutos, para que estes possam germinar. É o caso das plantas que possuem frutos com cascas muito grossas, que necessitam de animais roendo ou mordendo os frutos para abrí-los. Alguns exemplos são a castanha-do-Pará e o jatobá. Outras espécies possuem tempos de germinação extremamente longos – como algumas palmeiras que possuem um tempo der germinação natural de 12 a 24 meses – e por isso necessitam da proteção dos ácidos gástricos para protegê-las contra a ação decompositora de fungos. E ainda existem outros tipos de plantas que necessitam dos ácidos gástricos para incentivar a germinação.

Além disso, os animais também exercem o papel de adubadores, através de suas fezes, e de provedores de biomassa para a regeneração do solo (jogando frutos e galhos no chão ou pisoteando mudas).

Ademais eles ajudam no controle de pragas e doenças. Muitas espécies se alimentam de invertebrados e pragas, contribuindo para a saúde das plantas. E alguns animais ajudam no controle de agentes dispersores de doenças. É o caso de peixes e libélulas, que se alimentam de larvas de mosquitos; ou de aves e morcegos, que se alimentam dos próprios mosquitos. É também o caso dos gambás, que consomem grandes quantidades de carapatos, os quais também são transmissores de doenças.

As plantas, por sua vez, nutrem os animais com o seu néctar, suas flores, seus frutos, suas folhas, sua seiva e suas raízes. Sem elas simplesmente não existiria alimento para os animais. E também faltaria abrigo, pois os seus troncos, galhos e folhas oferecem proteção contra vento, chuva, frio e calor. Nesse contexto, as plantas são de grande importância nas regiões tropicais, por proverem sombra e temperaturas mais amenas dentro das florestas.

Resumindo, existe um sistema complexo e sofisticado de interações entre plantas e animais, sem o qual ambos não sobreviveriam.  Qualquer interferência humana que influencie e modifique esse sistema de cooperação representa um perigo para o frágil equilíbrio existente, podendo levar à extinção de inúmeras espécies animais e vegetais.

AUXÍLIO PRESTADO POR ANIMAIS AS PLANTAS:

  • POLINIZAÇÃO
  • BENEFICIAMENTO DE SEMENTES PARA FACILITAR/INCENTIVAR A GERMINAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO DIGESTIVO
  • PROTEÇÃO DAS SEMENTES CONTRA A AÇÃO DE FUNGOS (OS ÁCIDOS DIGESTIVOS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA AS ESPÉCIES COM LONGOS PERÍODOS DE GERMINAÇÃO)
  • DISPERSÃO DE SEMENTES
  • AUMENTO DA TAXA DE SOBREVIVÊNCIA DE PLÂNTULAS (DISTANCIAMENTO DA PLANTA-MÃE E ENTERRAGEM DAS SEMENTES)
  • ADUBAGEM DAS SEMENTES E ADUBAGEM CONTÍNUA DO SOLO ATRAVÉS DE FEZES E SERRAPILHEIRA JOGADA NO CHÃO
  • CONTROLE DE PRAGAS

 

AUXÍLIO PRESTADO POR PLANTAS AOS ANIMAIS:

  • OFERRECIMENTO DE ABRIGO
  • OFERECIMENTO DE ALIMENTO
  • OFERECIMENTO DE ÁGUA
  • OFERECIMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS