ANTA
TAPIRUS TERRESTRIS

Peso150 - 320 kg
Tamanhocomprimento 1,7 - 2 m
altura 0,9 - 1,2 m
Habitathabita principalmente ambientes próximos a cursos d´água permanentes com forte presença de palmeiras e densa vegetação ripária

ocorre desde o sul da Venezuela até o norte da Argentina

no Brasil pode ser encontrada na Mata Atlântica, no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal
Longevidade30 a 35 anos
Número de filhotes1 a cada dois anos
Alimentofolhas, frutos, sementes, galhos, brotos e flores
Curiosidadesão importantes dispersoras de sementes, de grande importância para a dispersão de frutos e sementes grandes

devem ser consideradas mantenedoras de trilhas, importantes para facilitar os fluxos genéticos dentro dos ecosistemas

são importantes dispersores de microorganismos, contribuíndo desta maneira para a regeneração dos solos e um crescimento saudável das plantas, pois muitos destes microorganismos são importantes fornecedores de nutrientes para as plantas

Antas são animais solitários, que vivem em florestas ou ambientes abertos, perto de cursos d´água permanentes. Preferem ambientes com abundante vegetação ripária com forte presença de palmeiras, cujos frutos são essenciais para sua alimentação. São animais de hábitos crepusculares, que forrageiam primariamente em clareiras e perto de cursos d’água, e que se abrigam nas florestas durante o dia. Trata-se do maior mamífero terrestre do Brasil, que chega a medir mais de 2 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura. Pesam 230 a 300 quilos.

Antas não apresentam dimorfismo sexual. As fêmeas costumam ser um pouco maiores e mais pesadas que os machos, mas todos os animais adultos apresentam a mesma coloração marrom-acinzentada. Somente as pontas das orelhas são brancas. Os filhotes se destacam por sua pele apresentar listras brancas. Todos possuem uma crina bem visível.

Pode ser encontrada desde o sul da Venezuela até o norte da Argentina, ocorrendo no Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, Brasil e Argentina. No Brasil ocorrem na Mata Atlântica, no Pantanal, na Amazônia e no Cerrado. Vivem tanto em ambientes abertos como também em áreas florestadas até uma altitude de 1.700 m. Já que palmeiras são essencias para a sua sobrevivência, elas podem ser encontradas primariamente em locais com palmeiras juçaras ou jerivás na Mata Atlântica, palmeiras-bacuri no Pantanal e buritis na Amazônia e no Cerrado.

As antas são ungulados herbívoros não ruminantes. Sua dieta é primariamente frugívora. Entre os frutos preferidos das antas estão frutos grandes suculentos como anonas, guabirobas, araçás, jaracatiás e principalmente os nutritivos frutos de palmeiras. Além dos frutos, comem também folhas, flores, brotos e galhos. Elas adoram as folhas de anonas, micônias, ocoteas, psichotrias, piper, psidium, caraguatás e lantanas.



OS FRUTOS PREFERIDOS DAS ANTAS:  CAMBUCI | BACUPARI | MUTAMBO | GUABIROBA | JATOBÁ


Antas exercem funções ecológicas importantíssimas para a conservação dos ecossistemas e de inúmeras espécies animais e vegetais, pois possuem um papel importante na dispersão de sementes. Sem a ajuda deles, muitas espécies vegetais não seriam capazes de se reproduzir. Neste contexto é importante salientar que as antas se locomovem por grandes distâncias, dentro da floresta e entre fragmentos, e além de transportar sementes a longas distâncias, tem um importante papel na conexão de fragmentos.

Nesse contexto, destaca-se sua importância para as espécies vegetais que possuem frutos ou sementes grandes, pois, para o processamento destas, são necessários bicos e bocas grandes. Sem animais de grande porte, perderíamos muitas espécies dos estratos altos das florestas, pois existe uma correlação entre o porte da planta e o tamanho do fruto. Sem animais grandes, como os antas, iremos perder grande parte das árvores dos estratos altos, as quais são as provedoras de sombra para os estratos mais baixos, o que irá resultar na perda adicional de muitas espécies de plantas que necessitam de sombra. As consequências certamente serão dramáticas, resultando em ecossistemas que diferem enormemente das florestas que conhecemos hoje em dia.

Além disso, elas são importantes “adubadoras” do solo. Sendo animais de grande porte, elas produzem grandes quantidades de fezes. Também devem ser considerados ótimas provedoras de biomassa, pois o pisoteio das plantas no solo acaba criando material orgânico, o qual, ao ser decomposto, contribui para a restituição da camada de humus. Este material orgânico é indispensável, se quisermos melhorar a capacidade de absorção e armazenamento de água pelo solo, além de aumentar a sua fertilidade.

Além disso devem ser considerados uma espécie importante para a dispersão de microorganismos, os quais são indispensáveis para a regeneração dos solos e um crescimento saudável de plantas. Neste contexto as antas se destacam,  já que ficam rodando por grandes distâncias, levando com elas o solo e microorganismos grudados nas patas. Todos os animais terrestres possuem esta função, mas aqueles que circulam por grandes distâncias certamente se destacam em relação à esta função.

As antas devem, portanto, serem consideradas uma espécie-chave “mantenedora dos ecosistemas”.

Infelizmente seu status de conservação está sendo avaliado como vulnerável (VU) pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). A perda e degradação de habitat, a construção de barragens, atropelamentos e caça estão sendo as causas do declínio da população de antas em quase todos os biomas.

A conservação de florestas tropicais, o combate à caça, medidas para a redução de atropelamentos em áreas de migração ( implementação de obstáculos para a redução de velocidade e a implementação de cercas e túneis ou pontes de passagem), plantio de espécies-chave para sua alimentação em remanescentes pequenos para decentralizar as populações e viabilizar a criação de reservas particulares (caçadores tendem a evitar propriedades particulares), educação ambiental ( para alertar a população sobre as indispensáveis funções ecológicas das antas e as necessidades dos animais em termos de alimento, água e abrigo) e a conscientização da população sobre o perigo de zoonoses transmitidas por animais domésticos, são medidas que necessitam serem tomadas urgentemente para proteger estes valiosos animais.

 

 

 

|  IMAGENS  |

 

IMAGEM PRINCIPAL
shutterstock_1115879906 – Lucas Leuzinger

OUTRAS IMAGENS
shutterstock_159027305  – Erni
shutterstock_184085060  – Adam Paradi
shutterstock_1335659108  – Eric Isselee
shutterstock_304359047 – Nick Fox
shutterstock_110896415  – MyImages Micha
shutterstock_1925672864  – Berta Alviyanto
 shutterstock_1282177000 – Vladimir Wrangel
shutterstock_331285838  – Artush
shutterstock_58866431  – Tamara Kulikova
 shutterstock_159027320 – Erni
www.shutterstock.com

FOTOS DOS FRUTOS
avriguar no perfil da respectiva espécie de planta na aba “REFERÊNCIAS”