TUCANUÇU
RAMPHASTOS TOCO

Peso130 - 680 g (sem rabo)
Tamanho32 - 64 cm
Habitatocorre na Argentina, Bolívia, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Suriname e Uruguai

pode ser enconttrado na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e na Amazônia
Longevidade15 a 20 anos
Número de filhotes2 - 4 filhotes por ano
Alimentofolhas, frutos, sementes, castanhas, flores, ovos e pequenos vertebrados como aves, roedores, anfíbios e répteis
Curiosidadesão importantes dispersores de sementes, de grande importância para a dispersão de frutos e sementes grandes

seu vôo é ondulado, característico para todas as aves que fazem parte da ordem dos pica-paus

o característico dos tucanos é o seu grande bico alongado - pesar do tamanho, o bico é super leve e o tucano tem muita destreza ao manusear os alimentos com ele

Tucanuçus são aves grandes, habitantes das copas das árvores, que ocorrem principalmente em ambientes abertos ou campestres intercalados com grandes árvores ou florestas. Podem ser encontrados primariamente ao longo de matas ciliares ou na beira de florestas. Ocorrem em todos os biomas brasileiros, com forte presença no Cerrado. Sua distribuição geogáfica inclui grande parte do Brasil, exceto o litoral nordeste. Ocorre também em outros países sulamericanos como a Argentina, Bolívia, as Guianas, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Tucanuçus são considerados os maiores entre todas as espécies de Ramphastídeos. O termo “Ramphastos” do seu nome científico se refere ao bico comprido, e “toco’” ao local onde costuma nidificar.

São fáceis de serem identificados, devido ao seu grande bico amarelo com a característica mancha preta. Possuem áreas nuas de cor laranja ao redor dos olhos, pálpebras azuis e papo branco que se destacam da plumagem preta, lhes conferindo um visual singular. A espécie não apresenta dimorfismo sexual, somente as fêmeas sendo um pouco menores e menos pesadas.

Vôos de longa distância não são o forte deles devido às asas pequenas em relação ao tamanho do corpo. Em vez de voar muitas vezes preferem se locomover pulando de um galho pro outro. Pernas bastante fortes e garras bem desenvolvidas garantem a aterrisagem segura em galhos distantes. Curiosamente eles pertencem à ordem dos pica-paus, o que explica seu estilo de vôo muito característico: é ondulado, pois batem as asas fortemente algumas vezes para depois deslizar pelo ar descendo lentamente em direção ao solo – estilo de vôo típico de pica-paus.

Os tucanuçus vivem em bandos e não possuem hábitos migratórios, mas de locomovem constantemente pelas copas de árvores. Eles passam de árvore em árvore á procura de frutos e pequenos animais. Para comer costumam pegar o alimento com a ponta do bico, o qual funciona igual a uma pinça. O movimento de jogar a cabeça para trás deixando o bico apontando para o céu é muito característico e serve para “descer“ a comida. As vezes ficam jogando a comida várias vezes para o alto para ajeitá-la de maneira que possa passar pelo bico comprido.

Não se sabe ainda o motivo do bico enorme. Talvez ele ofereca uma vantagem nutricional, pois a alvanca comprida lhes possibilita quebrar nozes e frutos mais duros e grandes, tendo assim que competir com menos animais pela comida. Pois muitas espécies de animais são capazes de consumir frutos e sementes pequenas, mas poucos possuem um bico ou boca grande o suficiente para comer frutos ou sementes grandes- o mesmo vale para o consumo de frutos e sementes protegidas por cascas duras.

Mas o bico ainda exerce uma outra funcão. Ele serve como sistema de refrigeracão quando os tucanos ficam com muito calor. Nesta ocasião, por serem muito vascularizados, eles acabam bombeando sangue para dentro do bico. Desta maneira o sangue fica mais à superfície, podendo assim baixar a temperatura. O interessante é que o bico é oco, preenchido com ar. Se não fosse assim, os tucanos certamente não conseguiriam levantar vôo e ficariam caíndo pra frente pelo desequilíbrio do corpo.

Os tucunaçus adoram frutos doces. Para atraí-los basta plantar frutíferas de frutos grandes suculentos. Os frutos preferidos deles são os frutos de figueiras, palmeiras, embaúbas, pau-de-tucano, pitangueiras, chichás e ingás. Na estação seca, período natural de escassez de alimento e água, acabam se alimentando também de flores de paineiras e ipês, mas também de artrópodes, insetos, ovos e pequenos vertebrados, como roedores, anfíbios, répteis e aves. Nesta época do ano se vêem muitas vezes confrontados com agressões humanas, sendo considerados predadores de aves e ovos. Muitas pessoas não compreendem que eles são forçados a recorrer a esses recursos, porque o ser humano retirou das florestas as espécies que serviriam para alimentá-los nessa época, como, por exemplo, a palmeira juçara, que produz frutos altamente nutritivos no inverno. O mesmo vale para espécies arbóreas que produzem frutos grandes e suculentos, já que a maioria das árvores de grande porte que produzem este tipo de fruto, possuem alto valor madereiro, tendo sido eliminadas da maior parte das florestas.



OS FRUTOS PREFERIDOS DOS TUCANOS:  INGÁ-BRANCO | PITANGA | JUÇARA |  CHICHÁ-DE-CERRADO | FRUTO-DE-COPAÍBA


Os tucanuçus vivem em bandos de até 20 animais e possuem hábitos diurnos. Na época de reprodução formam casais que perduram por toda a vida. Os filhotes são criados em cavidades ou espaços ocos de árvores, cavidades em barrancos ou em ocos de cupinzeiros (antes criados por pica-paus-do-campo) e ambos os pais cuidam deles. Costumam colocar 2 a 4 ovos nos ninhos. Para dormir, costumam se abrigar em tocos de troncos de palmeiras ou grandes árvores ou no meio da folhagem de árvores altas. Nesta hora costumam virar a cabeça para trás, repousando o bico nas costas e escodendo-lo por debaixo das asas. Como todas as aves eles gostam de tomar banho em poças d’água, de preferência em bifurcações de galhos no topo das árvores.

Os tucanuçus são animais de grande importância ecológica para os ecossistemas, por serem importantes dispersores de sementes, inclusive de frutos e sementes grandes, contribuindo de maneira significativa para a capacidade de auto-sustentação e diversidade biológica dos ecossistemas. Um exemplo é a dispersão de sementes de manduvi no Pantanal, árvore utilizada pelas araras-azuis para nidificação. Pesquisas mostraram que os tucanuçus são responsáveis por 83,3% da dispersão de sementes de manduvi.

Segundo a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), seu status de conservação é avaliado como pouco preocupante (LC). No entanto o seu número vem diminuindo, principalmente devido à perda de habitat e o comércio ilegal de animais. Os tucanuçus infelizmente estão entre as aves mais visadas pelo tráfico ilegal de animais silvestres.

A solução seria plantar as espécies-chaves para sua alimentação para que possam sobreviver mesmo em áreas pequenas. E jamais comprar animais silvestres para serem utilizados como animais domésticos, pois não existindo mercado ou demanda, a questão se resolveria automaticamente. Neste contexto, o desenvolvimento de projetos de educação ambiental é indispensável, para conscientizar a população de suas funções ecológicas e necessidades em termos de alimento, água e abrigo.

 

|  IMAGENS  |

IMAGEM PRINCIPAL
shutterstock_1553144252 – Giedriius

OUTRAS IMAGENS
shutterstock_2089684921 – FrentaN | shutterstock_703948060 – Sidney de Almeida | shutterstock_1950047986 – Lucas.Barros | shutterstock_498449035 – Uwe Bergwitz |
shutterstock_1136136395 – Wladimir Lopes | shutterstock_1801028260 –  Marcelo Morena | shutterstock_1867920667 – Gilbert S. Grant | shutterstock_1867920655 – Gilbert S. Grant | shutterstock_1326996458 – reisegraf.ch | shutterstock_1745089733 – Rodrigo Missano
 | shutterstock_1308673195 – reisegraf.ch | shutterstock_764565337 – Danita Delimont |
shutterstock_1813556131 – Cristina Gurski
www.shutterstock.com

FOTOS DOS FRUTOS
avriguar no perfil da respectiva espécie de planta na aba “REFERÊNCIAS”