6 ARBUSTOS DE FRUTIFICAÇÃO ABUNDANTE PARA PROJETOS DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

 

Arbustos possuem um grande variedade de funções ecológicas importantíssimas, e por isto nao devem faltar em projetos de restauração ecológica, inclusive em projetos de restauração florestal.

Seguem algumas das funções ecológicas que são de grande importância para a sobrevivência de animais:
I – Arbustos fornecem abrigo ou local de descanso para animais terrestres.
Neste contexto se destacam as espécies de folhagem densa que protegem contra sol, chuva, vento e frio e as quais deixeam o animal invisível para possíveis predadores, inclusive o ser humano.
II – Arbustos oferecem espaço seguro para nidificação de animais.
Neste contexto se destacam as espécies de ramagem densa ou as espécies espinhentas, as quais dificultam o acesso de predadores.
III – Arbustos fornecem alimento em forma de frutos, flores ou folhas.
Neste contexto se destacam as espécies de frutos suculentos, os quais oferecem água e alimento e as espécies de frutos grandes, os quais são indispensáveis para a alimentação de animais grandes, que necessitam de grandes quantidades de alimento todos os dias.
IV – Arbustos promovem a migração de animais.
A maior parte dos animais silvestres não gosta de se expor em terreno aberto e prefere se locomover ao longo de vegetação alta.

Além disso, as espécies arbustivas também contribuem de maneira significativa para a regeneração e manutenção do solo:
I – Arbustos contribuem de maneira significativa para a regeneração do solo.
Muitas espécies arbustivas são ótimas produtoras de biomassa, disponibilizando material o qual irá disponibilizar nutrientes e recompôr a camada de húmus do solo. Neste contexto se destacam as espécies decíduas e aqueles que apresentam florada e frutificação  abundantes. Além disso existem fabáceas que disponibilizam nitrogênio por se associarem à microorganismos produtores de nitrogênio.
II – Arbustos contribuem de maneira significativa para umidificação do solo.
O sistema radicular dos arbustos facilita a penetração da água de chuva no solo e ajuda a descompactá-lo, contribuíndo desta maneira para a umidificação do solo. Além disso, a folhagem densa contribui para manter a umidade do solo, barrando a ação do vento e criando sombra.
III – Arbustos funcionam como barra-vento anti-erosivo, segurando terra e água no local e limitando a lixiviação e erosão do solo.
O sistema radicular profundo dos arbustos limita processos erosivos e a folhagem densa limita a ação do vento, que leva o solo embora. Além disso, a maior umidade do solo também reduz a quantidade de solo que pode ser levada pelo vento.

Queremos apresentar aqui algumas espécies arbustivas, as quais produzem frutos grandes e as quais oferecem alimento para muitas espécies animais.Todas as espécies apresentadas se caracterizam por serem espécies multifuncionais, as quais possuem várias funções ecológicas, servindo como barra-vento, oferecendo alimento para polinizadores e animais dispersores de sementes, outras são excelentes fornecedoras de biomassa e algumas ajudam a fixar nitrogênio no solo.

ARAÇÁ-MORANGO 
PSIDIUM CATTLEYANUM VAR. PURPUREUM

Os frutos do araçá-morango oferecem alimento para bugios marrons (Alouatta guariba), micos-leão-de-cara-preta (Leontopithecus caissara), micos-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), saguís-de-tufos-pretos (Callithrix penicilata), lobinhos-do-mato (Cerdocyon thous) , veados (Mazama sp.), antas (Tapirus terrestris), mãos-peladas (Procyon cancrivorus), gambás (Didelphis sp.), tucanos-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), araçaris-poca (Selenidera maculirostris), jacuguaçus (Penelope obscura) e diversas espécies de aves.

O araçá-morango tolera todos os tipos de solo e pode ser plantado na meia-sombra ou a pleno sol. No entanto se desenvolve melhor a pleno sol em solos férteis e úmidos bem drenados, contendo muita matéria orgânica. Costuma produzir mais frutos quando plantada a pleno sol.

ORA-PRO-NOBIS-TREPADEIRA
PERESKIA ACULEATA

A ora-pro-nobis deve ser considerada uma espécie-chave para a alimentação da fauna e polinizadores. Seus frutos são consumidos por um grande número de espécies animais, inclusive muitas espécies de grande porte. Frutifica no inverno, época de escassez natural de alimento e água.Os frutos oferecem alimento para taiaçus (Tayassu pecari), macacos-prego (Sapajus nigritus), bugios-marrons (Alouatta guariba), muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), micos-leão-pretos (Leontopithecus chrysopygus) e diversas espécies de aves como jacupembas (Penelope supercilaris).

A ora-pro-nobis se desenvolve bem na meia-sombra ou a pleno sol. Tolera todos os solos bem drenados, mas se desenvolve melhor em solo fértil bem drenado e rico em matéria orgânica. Em locais mais quentes é recomendável possicioná-la na meia-sombra.

GUABIROBA-LARANJA
CAMPOMANESIA XANTHOCARPA

Seus frutos servem de alimento para muitas espécies animais e suas flores oferecem néctar e pólen para polinizadores. Os frutos oferecem alimento para  macacos-prego-de-cresta (Sapajus robustus), muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), micos-leões-de-cara preta (Leontopithecus caissara), lobinhos-do-mato (Cerdocyon thous), teiús (Tupinambis merinae), jacutingas (Aburria jacutinga), araçari-poca (Selenidera maculirostris) e diversas espécies de aves.

A guabiroba-laranja se desenvolve bem na meia-sombra ou a pleno sol. Tolera todos os solos, mas se desenvolve melhor em solos férteis e úmidos, contendo muita matéria orgânica.

GOIABA-SERRANA
FEIJOA SELLOWIANA

Os frutos ofereçem alimento para catetos (Pecari tayacu), veados-catingueiros (Mazama gouazhoubira), lobinhos-do-mato (Cerdocyon thous), pacas (Cuniculus paca), tayras (Eira barbara), quatis (Nasua nasua), gambás-de-orelha-preta (Didelphis aurita), graxains (Lycalopex gymnocercus), gatos-do-mato-pequenos (Leopardus guttulus) e onças-pardas (Puma concolor). E também muitas espécies de aves grandes e pequenas.

A goiaba-serrana se desenvolve bem na meia-sombra ou a pleno sol. Tolera todos os solos, mas se desenvolve melhor a pleno sol em solos férteis, úmidos e bem drenados, contendo muita matéria orgânica. Costuma produzir mais frutos quando posicionada a pleno sol.

PERINHA-DO-CAMPO
EUGENIA KLOTZSCHIANA

Os frutos oferecem alimento para antas (Tapirus terrestris), lobinhos-do-mato (Cerdocyon thous), lobos-guarás (Chryocyon brachyurus) e diversas espécies de aves pequenas.

A perinha-do-campo se desenvolve bem na meia-sombra ou a pleno sol. Tolera todos os solos, mas se desenvolve melhor a pleno sol em solos férteis bem drenados. Aprecia solo ácido. É resistente a períodos de seca.

ESTRELA-DO-NORTE
ROSENBERGIODENDRON LONGIFLORUM

Os frutos oferecem alimento para bugios-marrons (Alouatta guariba), bugios-pretos (Alouatta caraya), muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), jacutingas (Abburria jacutinga) e jacupembas (Penelope supercilaris).

A uvaia pode ser plantada na meia-sombra ou a pleno sol. Tolera todos os solos, mas se desenvolve melhor a pleno sol em solos férteis e úmidos bem drenados, contendo muita matéria orgânica.