6 ÁRVORES FRUTÍTERAS QUE FORNECEM ALIMENTO PARA PEIXES

 

A presença de peixes dentro de rios e lagos é indispensável para o equilíbrio ecológico destes ambientes. Peixes exercem diversas funções ecológicas importantíssimas, sendo dispersores de sementes rio acima, contribuíndo para manter as populações de mosquitos sob controle e portanto contribuíndo para a saúde de outros animais, adubando a água e margens de rios e lagos e eleminando carniça, reduzindo o risco de disseminação de doenças. A maior parte das espécies animais necessita de água limpa e saudável para poderem sobreviver e os peixes contribuem portanto de maneira significativa para que a água continue potável.

Projetos de restauração de matas ciliares devem portanto dar prioridade ao plantio de espécies-chave para sobrivivência da ictiofauna. A composição florística deve garantir uma continuidade de alimento disponível para os animais e prover plantas-abrigo, inclusive espécies para os berçários dos peixes.

Neste post apresentamos algumas espécies frutíferas importantes para a alimentação dos peixes. Recomendamos que as mudas sejam plantadas no meio de calliandras (Calliandra brevipes e tweedii), as quais resistem muito bem às correntezas de inundações, aumentando as chances de sobrevivência das mudas de árvores, as quais podem facilmente ser levadas pela água. Além disso, as calliandras também ajudam a fixar nitrogênio no solo, fornecendo este valioso nutriente para as mudas.

EMBAÚBA-BRANCA
CECROPIA PACHYSTACHYA

A embaúba-branca deve ser considerada uma espécie-chave para a alimentação da fauna aquática. Produz frutos várias vezes ao ano,os quais servem de alimento para muitas espécies de peixes, inclusive para lambaris (Astyanax asuncionensis).

A embaúba tolera todos os tipos de solo férteis e um plantio na meia-sombra ou a pleno sol. No entanto se desenvolve melhor em solo fértil e úmido a pleno sol. É uma planta de fácil cultivo. A embaúba-do-brejo se adapta a qualquer altitude, mas não tolera geadas. Tolera tanto inundações temporárias como também solos encharcados permanentemente, sendo uma excelente opção para brejos.

INGÁ-MACACO
INGA SESSILIS

Trata-se de uma espécie-chave para a alimentação da fauna aquática. A grande quantidade de frutos produzida serve de alimento para muitas espécies de peixes, inclusive para espécies ameaçadas como pirapitingas (Brycon opalinus).

O ingá-macaco tolera todos os tipos de solos férteis e um plantio na meia-sombra ou a pleno sol. No entanto se desenvolve melhor num solo fértil e úmido a pleno sol. Resiste a geadas até -3°C e tolera inundações temporárias.

GUABIROBA-LARANJA
CAMPOMANESIA XANTHOCARPA

A guabiroba-laranja é uma espécie importante para a fauna aquática, pois produz grandes quantidades de frutos suculentos com muita polpa.

A guabiroba-laranja se desenvolve bem na meia-sombra ou a pleno sol. Tolera todos os solos, mas se desenvolve melhor em solos férteis e úmidos, contendo muita matéria orgânica.

GUANANDI
CALLOPHYLLUM BRASILIENSE

O guanandi produz grandes quantidades de frutos, os quais são muito apreciados por várias espécies de peixes.

O guanandi aceita todos os tipos de solo, mas se desenvolve melhor em solos férteis e úmidos, podendo ser posicionado na meia sombra ou a pleno sol. Tolera o plantio em solos arenosos, argilosos e pedregosos. Se adapta muito bem em áreas brejosas, no fundo de vales ao longo de rios e riachos e na proximidade de nascentes. No entanto deve ser considerada uma espécie muito resiliente, podendo ser plantado em solos secos, úmidos e enxarcados. Tolera secas, ventos fortes, geadas até -3°C, salinidade e condições costeiras.

BACUPARI
GARCINIA GARDNERIANA

Trata-se de uma espécie importante para a alimentação da fauna aquática. A grande quantidade de frutos produzida serve de alimento para muitas espécies de peixes, inclusive para espécies ameaçadas como pacus-caranha (Piracatus mesopotamicus).

O bacupari tolera todos os solos, podendo ser plantado tanto em solos pobres como em solos férteis. Aceita também o plantio em solos arenosos. Pode ser plantada na meia-sombra e a pleno sol. Se desenvolve com todo esplendor na meia-sombra em solos férteis, úmidos bem drenados, com muito material orgânico.

Trata-se de uma espécie-chave para a alimentação da fauna aquática, pois a juçara produz frutos por vários meses, inclusive na estaTrata-se de uma espécie-chave para a limentação da fauna aquática, pois a juçara produz frutos praticamente o ano todo, inclusive na estação seca, época de escassez natural de alimento. A grande quantidade de frutos produzida serve de alimento para muitas espécies de peixes.

A juçara se desenvolve bem na meia-sombra ou a pleno sol. Prefere solos férteis e úmidos, contendo muita matéria orgânica. Mudas jovens não toleram o sol pleno. Preferem áreas constantemente úmidas e não toleram bem um longo ressecamento do solo. Não tolera solo seco ou solos permanentemente enxarcados. Resiste a geadas de até – 3°C. A espécie ocorre naturalmente em áreas constantemente úmidas, como morros por onde corre a drenagem de água ou florestas ciliares no fundo de vales e baixadas, sendo tolerante a inundações temporárias