6 PLANTAS NATIVAS ORNAMENTAIS PARA BEIJA-FLORES

Beija-flores trazem encanto e vida para jardins e paisagens. Plantas de florada abundante são uma excellente opção para atraí-los. Além do encanto que os beija-flores trazem, eles representam um grupo muito importante de polinizadores, pois pecorrem inúmeras flores todos os dias na sua busca por alimento.

A grande maioria das plantas utilizadas no paisagismo no Brasil infelizmente são de origem exótica. Estas espécies exóticas muitas vezes não são bem adaptadas as condiçoes edafo-climáticas locais, exigindo mais cuidados e dando mais trabalho de manutenção. Estas plantas muitas vezes necessitam de regas constantes ou levam a um uso excessivo de produtos químicos por serem mais acessíveis a pragas e doenças, contribuíndo desta maneira para a geração de problemas ecológicos desnecessários.

Por isto queremos incentivar o uso de plantas nativas em projetos paisagísticos. Apresentamos aqui algumas alternativas de plantas nativas brasileiras, que fornecem alimento para beija-flores.

No final do blog vocês irão encontrar uma lista mais abrangente de espécies nativas utilizadas por beija-flores. Utilizando o sistema de filtros do nosso site, vocês poderão buscar por espécies endèmicas da área onde vocês estão trabalhando, pois o Brasil é enorme e o fato de uma espécie ser nativa não significa que ela irá se dar bem na região de vocês.

LANTANA – LANTANA CAMARA

A lântana é uma subarbusto muito procurado por beija-flores e borboletas, que chega a ter 0,5m a 1m de altura.Trata-se de uma planta muito resistente e de fácil cultivo. Por isto é uma excellente opção para projetos de restauração, jardins para polinizadores e projetos paisagísticos.

A lantana se desenvolve melhor numa posição a sol pleno, mas tolera também a meia-sombra. Necessita de solo fértil para se desenvolver bem mas tolera todos os tipos de solo.

FLOR-DE-SÃO-JOÃO – PYROSTEGIA VENUSTA

A flor-de-São-João se destaca pela sua abundante floração em tons alaranjados ou amarelos. É uma trepadeira bastante comum, podendo ser vista em bordas de florestas e na beira de estradas. Sua belíssima florada atrai beija-flores.

Ela representa uma excelente fonte de alimento para beija-flores nos meses de seca, pois floresce no inverno.

Necessita de sol pleno e solos férteis para se desenvolver com vigor, embora tolere todos os tipos de solo.

GERVÃO – STACHYSTARPHETA CAYENNENSIS

O gervão é um subarbusto muito procurada por beija-flores e borboletas, que chega a ter 80cm de altura. Possui delicadas flores roxas, as quais lhe conferem um charme todo especial e encantador.

Por ser uma planta muito resistente,  é uma excellente opção para projetos de restauração, jardins para polinizadores e projetos paisagísticos.

É uma planta que pode ser encontrada em praticamente todos os borboletários do mundo e a qual muitas vezes é cultivada em vasos ou jardins devido suas qualidades medicinais.

O gervão prefere sol pleno e solos férteis.

HELICÔNIA  –  HELICONIA SP.

As helicônias são herbáceas de folhagem e florada muito ornamentais, que costumam formar touceiras. São muito utilizadas no paisagismo devido ao seu belo visual e fácil cultivo. Dependendo da espécie sua altura varia de 1 a 3 metros.

Helicônias são plantas de grande valor ecológico, pois seu néctar nutre muitas aves e suas flores muitas vezes funcionam como reservatórios de água, onde várias espécies animais acabam buscando por água para beber. E as folhas grandes das helicônias oferecem valioso abrigo em tempos de chuva ou ventos fortes.

Helicônias podem ser plantadas a pleno sol ou meia-sombra. Necessitam de solos férteis com muita matéria orgânica ou humus. Geralmente não toleram bem frio extremo e geadas.

IPÊ-BRANCO – TABEBUIA ROSEOALBA

O ipê-branco é uma linda árvore de floração branca, que floresce no inverno, sendo um grande atrativo para inúmeras espécies de aves, incluise os beija-flores. Suas flores são uma valiosa fonte de alimento, oferecendo néctar no inverno, período natural de escassez de flores.

Como todos os ipês, o ipê-branco se destaca pelo seu valor ornamnetal. Sua linda arquitetura se destaca no inverno, quando a árvore perde quase todas as folhas, resaltando a beleza espetacular da sua florada.

É uma árvore muito resistente, que tolera diversos tipos de solo, contanto que sejem bem drenados.

Prefere um posicionamento a pleno sol.

MULUNGU-DO-LITORAL – ERYTHRINA-SPECIOSA

O mulungu-do-litoral ou eritrina-candelabro é uma árvore de grande valor ecológico para polinizadores e animais, pois floresce no inverno, período de escassez de alimento e água. É uma planta muito resistente, o que faz dela uma ótima opção para projetos de restauração.

Destaca-se por sua arquitetura ornamnetal e uma florada vermelha, rósea ou branca de beleza singular, que ocorre quando a árvore perde suas folhas.

Seu pequeno porte de até 5m de altura faz dela uma excelente opção para projetos paisagísticos urbanos.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férties e úmidos.