6 TREPADEIRAS NATIVAS PARA PROJETOS DE PAISAGISMO

A grande maioria das plantas utilizadas no paisagismo no Brasil são de origem exótica. Um exemplo é a cidade de São Paulo, onde cerca 80 a 90% das plantas usadas não são nativas.

Estas espécies exóticas muitas vezes não são tão bem adaptadas as condiçoes edafo-climáticas locais, exigindo mais cuidados e dando mais trabalho de manutenção. Estas plantas muitas vezes necessitam de regas constantes ou levam a um uso excessivo de produtos químicos por serem mais acessíveis a pragas e doenças, gerando problemas ecológicos desnecessários.

Queremos apresentar aqui algumas alternativas de trepadeiras  nativas muito robustas, as quais se destacam pela beleza de sua floração abundante. Elas são uma excelente opção para o recobrimento de pórticos, pergolados, cercas, muros e caramanchões.

Além da sua beleza, estas trepadeiras também contribuem para a conservação de animais e polinizadores, pois elas ofereçem alimento para abelhas, aves e beija-flores.

PETRÉIA – PETREA VOLUBILIS

A petréia é uma trepadeira de floração exuberante, muito utilizada para cobrir pergolados, caramanchões, muros ou treliças. Os cachos formados pelas delicadas flores são lilases ou brancos e lhe conferem um charme inconfundível.

É uma planta que pode ser encontrada na forma de arbusto, árvore ou trepadeira. Devido a sua delicadeza é muito utilizada e apreciada no paisagismo no exterior.

Suas flores são de grande importância para insetos, abelhas e borboletas.

A petréia requer solos férties e um posicionamento a pleno sol. Possui crescimento rápido e necessita de tutoramento. Necessita de quantidades moderadas de água, exceto no período em que floresce, quando requer quantidades maiores.

MARACUJÁ – PASSIFLORA EDULIS

Os maracujeiros certamente merecem atenção especial, pois além da belíssimas florada nos oferecem frutos de excellente sabor, tornando-los uma ótima opção para guarnecer grades, cercas, muros e portais.

Além de suas qualidades ornamentais, eles são de grande importância para polinizadores e animais. Abelhas e beija-flores se alimentam do seu néctar e os seus frutos servem como alimento e fonte de água para animais de grande porte. Neste contexto destaca-se sua importância para o suprimento da fauna nos meses de seca, pois seus frutos suculentos são produzidos justamente nesta época de escassez de água e alimento.

Os maracujeiros necessitam de sol pleno e solo fértil para se desenvolver com todo esplendor. No entanto toleram também solos pobres.

FLOR-DE-SÃO-JOÃO – PYROSTEGIA VENUSTA

A flor-de-São-João se destaca pela sua abundante floração em tons alaranjados ou amarelos. É uma trepadeira bastante comum, podendo ser vista em bordas de florestas e na beira de estradas. Sua belíssima florada é muito apreciada em projetos paisagísticos no exterior, sendo principalmente utilizada para cobrir muros e barrancos e para atrair beija-flores.

Ela representa uma excelente opção para trazer cor a jardins e paisagens nos meses de seca, pois floresce abundantemente no inverno.

Necessita de sol pleno e solos férteis para se desenvolver com vigor, embora tolere todos os tipos de solo.

ALAMANDA – ALAMANDA CATHARTICA

A alamanda é uma trepadeira sublenhosa muito ornamental, cujas grandes flores amarelas se destacam na paisagem. Pode ser facilmente encontrada em jardins ou cercas vivas, sendo uma excellente opção para guarnecer muros, portais, grades e cercas.

A alamanda contém substâncias tóxicas, as quais defendem a planta contra o ataque de pragas. Por isto funcionam como repelentes de mosquitos quando plantadas perto de janelas e portas. Suas folhas podem ser usadas para a produção de um insecticida natural contra pulgões e cochnilhas.

É uma planta muito robusta, que tolera perídos de estiagem e requer pouca manutenção. Ela floresce praticamente o ano todo.

Necessita de sol pleno e solos férteis para se desenvolver com todo esplendor, embora tolere praticamente todos os tipos de solo.

BOA NOITE – IPOMOEA ALBA

A ipoméia-branca é uma trepadeira de florada branca excepcional, perfeita para guarnecer treliças, caramanchões, portais, pergolados, cercas e muros. Por florir a noite, é uma belíssima opção para jardins visitados a noite. Suas flores brancas delicadas e elegantes certamente lhe conferem um charme único.

A boa-noite é uma espécie muito robusta, de crescimento rápido e pode também ser cultivada em vasos e jardineiras.

Necessita de sol pleno e solos férteis.

PRIMAVERA – BOUGAINVILLEA SPECTABILIS

A primavera é uma linda trepadeira lenhosa de florada exuberante, a qual é muito utilizada no paisagismo. É uma excellente opção para recobrir muros, portais, pergolas ou caramanchões. Existem várias tonalidades como branco, rosa, pink, roxo ou salmão.

Cresce com muito vigor, formando longos cachos floridos. É uma planta muito resilente que necessita de poucos cuidados.

A primavera deve ser plantada a pleno sol e se desenvolve melhor em solos férteis bem drenados.