QUATI NASUA NASUA

Peso3,5 - 6 kg
Tamanhocomprimento
40 - 65 cm (corpo) + 30 - 70 cm (cauda) de comprimento

Habitatpossuem ampla distribuição na América do Sul, ocorrendo na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Ecuador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela

vivem em florestas tropicais, cerrado e matas ciliares, desde o nível do mar até altidudes de 2.500 metros

na Mata Atlântica um grupo necessita normalmente de territórios de no mínimo 500 héctares
Longevidade7 a 10 anos
em cativeiro até 23 - 24 anos
Número de filhotesnormalmente 3 - 4 filhotes
eventualmente 1 - 7 filhotes
Alimentosão onívoros, que se alimentam primariamente de frutos, insetos e invertebrados como minhocas, mas também podem recorrer a outros recursos como legumes, crustáceos, peixes, anfíbios, aves, pequenos mamíferos, carniça e lixo humano.
seus alimentos preferidos são minhocas, frutos, ovos e legumes
Curiosidadesão importantes para a dispersão de sementes, especialmente a dispersão de sementes e frutos grandes, contribuíndo de maneira significativa para a regeneração florestal

seu hábito de revirar o solo na busca por alimento facilitata o estabelecimento de mudas

são importantes para o controle populacional de invertebrados que podem danificar plantas quando em grande número

são importantes dispersores de microorganismos, contribuíndo desta maneira para a regeneração dos solos e um crescimento saudável das plantas, pois muitos destes microorganismos são importantes fornecedores de nutrientes para as plantas

conseguem descer árvores de cabeça para baixo

é uma das poucas espécies de mamíferos que possuem o hábito de construir ninhos nas copas de árvores

 

Quatis são mamíferos de médio porte, que se destacam pela sua aparência singular, sua agilidade e grande inteligência. As fêmeas vivem em grandes grupos matriarcais, que consistem em fêmeas e filhotes, formando grupos de até 30 indivíduos. Os machos se associam ao grupo somente durante a fase de reprodução e vivem sozinhos quando adultos.

Trata-se de uma espécie amplamente distribuída. a qual ocorre exclusivamente na América do Sul, na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Ecuador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. No Brasil podem ser encontrados em todos os biomas. Vivem principalmente em florestas e matas ciliares em altitudes desde o nível do mar até 2.500 metros de altura. Além disso podem também ser encontrados em campos rupestres e áreas de cerrado. A existência de árvores no seu habitat é indispensável, já que necessitam de árvores para a construção dos ninhos, nos quais costumam passar a noite.

A espécie não apresenta dimorfismo sexual, sendo somente as fêmeas um pouco menores que os machos. A coloração do seu pelo varia de amarelo-avermelhado a marrom-escuro ou cinza. O focinho e as patas são sempre marrom escuros ou pretos. Mas o que realmente destaca o visual dos quatis, são os anéis marrom escuros da cauda e o focinho estreito e prolongado. É exatamente este focinho comprido característico, o qual faz com que quatis possam ser identificados facilmente. Outra característica marcante são as manchas claras ao redor dos olhos.

Quatis fazem parte dos superatletas das florestas.  Possuem grandes habilidades motoras, sendo capazes de subir em árvores, se equilibrar em pequenos galhos, nadar e correr radidamente. Mas o mais impressionante é quando descem das árvores de cabeça para baixo. Certamente fazem parte do time dos superatletas das florestas.

São animais de hábitos diurnos, que se locomovem por grandes distâncias nas florestas ou savannas na busca por alimento. Costumam forragear tanto no solo como também no alto das copas de árvores. Usam o focinho de grande mobilidade e as suas garras fortes para alcançar o alimento. Quatis são muitas vezes acompanhados por bandos de aves, as quais se alimentam dos insetos que são espantados pelas atividades dos quatis.

Os quatis são onívoros, que se alimentam primariamente de frutos, insetos e invertebrados como minhocas, mas também podem recorrer a outros recursos como legumes, crustáceos, peixes, anfíbios, aves, pequenos mamíferos, carniça e lixo humano. Seus alimentos preferidos são frutos, ovos e legumes.  Os frutos preferidos do quatis são frutos grandes suculentos como araticuns, guabirobas, jaracatiás, figos, maracujás e frutos de palmeiras como a juçara e o jerivá. Além disso adoram os frutos de embaúbas, assim como quase todos os animais.



OS FRUTOS PREFERIDOS DOS QUATIS :  JUÇARA | MARACUJÁ | MUTAMBO | AROEIRA-PIMENTEIRA | GUABIROBA-LARANJA


Os quatis são uma das poucas espécies de mamíferos que constroem ninhos nas copas de árvores. As espécies mais utilizadas para a construção de ninhos pelos quatis no Panatnal são os tarumãs (Vitex cymosa) e gonçalos (Astronium fraxinifolium). Além disso são utilizadas as mamicas-de-porca (Zanthoxylum rhoifolium), manduvis (Sterculia apetala), piúvas (Handroanthus heptaphyllus, jatobás (Hymenaea courbaril) e figueiras (Ficus sp.).

As fêmeas se separam do grupo antes de dar a luz para construir um ninho na copa de alguma árvore bem alta, no qual permaneceram por cerca 5 semanas com os filhotes recém-nascidos. Após este período, a fêmea e os filhotes voltam para o grupo. Quatis costum ter 3 a 4 filhotes. Os machos deixam o grupo com cerca dois ou três anos de idade e costumam levar uma vida solitária a partir deste momento.

Os animais mantém contato através de grunhidos constantes e clicks. Estes sons diferem do grunhido de alarme. Quando um grunhido de alarme é emitido, todos os animais sobem em diversas árvores, se espalhando na floresta. Seus inimigos naturais são onças, onças-pardas, jagourundis, lobinhos-do-mato, sucuris e aves de rapina.

A população de quatis está em declínio. Seu status de conservação é avaliado como “pouco preocupante” pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e como “vulnerável” pelo ICMBio-MMA.

As principais ameaças para os quatis são a perda ou degradação do seu habitat, atropelamentos, caça, zoonoses transmitidas por animais domésticos e conflitos com os mesmos.

 

 


 

 

|  IMAGENS  |

IMAGEM PRINCIPAL
shutterstock_2147511525 – Rob Jansen

 IMAGEN I – III
Katrin Bokelmann | shutterstock_2147511523 – Rob Jansen | Katrin Bokelmann

IMAGEM IV – XVI
Tanja Heinz todos os direitos reservados
info@wildlife-travel.com

FOTOS DOS FRUTOS
avriguar no perfil da respectiva espécie de planta na aba “REFERÊNCIAS”